Domingo, eu e o Guga participamos do curso de noivos na Paróquia Imaculada Conceição, em Sobradinho.

Acordamos cedo, tinhamos que está na Paróquia às 07h da manhã… pensavamos que seria um dia um tanto quanto cansativo.

Mas, Graças a Deus, foi um dia sensacional!

O curso foi muito, muito bom.

Eu sempre tive fé em Deus (mesmo que menor que um caroço de mostarda), fui criada dentro da Igreja Católica e sempre achei a celebração do casamento na Igreja fundamental.

Isso porque, o casamento, dentro da minha religião, é o recebimento do sacramento do Matrimônio. O sacramento que eu considero o mais bonito.  Até peguei um trecho citado no curso que achei nesse site

Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2,24); quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este casamento natural à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem. Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro. (Efésios, V,22).

Tive a sorte de, ontem, passar mais de 6h sentadas ouvindo várias pessoas falarem sobre o Amor, que Deus tem por nós, e o amor que devemos ter após receber o sacramento do matrimônio.

Até a palestra sobre planejamento familiar foi maravilhosa. Ponto que  geralmente é  bastante criticado. Pude sair da minha ignorância e entender o que a Igreja recomenda para seus seguidores (depois que eu estudar melhor  faço questão de fazer um post sobre o assunto).

O curso foi fundamental para entendermos (um pouquinho) da dimensão da responsabilidade desse compromisso que fazemos perante a Deus, aos nossos pais e a sociedade.

O curso foi dividido da seguinte forma: 1ª Palestra: Querigma, 2ª Palestra: Planejamento Familiar, 3ª Palestra: O diálago entre o casal, 4ª Palestra: o que é o sacramento do Matrimônio, 5ª Palestra: o ritual do casamento.

E depois de tudo que ouvi cheguei a seguinte conclusão: Quando o amor é de verdade, Deus une. E o que Deus une o homem não separa! (Amém).

E ai, quem já fez o curso de noivos? O que acharam? Onde fizeram? Recomendaria o seu curso para outra noivinha?

BeijoCa

6 comments on “Curso de Noivos

  1. O meu não gostei lááá essas coisas, mas pensando melhor acho que fui esperando muita coisa. Com certeza saí de lá com outra visão sobre o casamento! O meu também foi dividido basicamente da mesma forma que o seu.
    Eu particularmete não gostei da parte de planejamento familiar, penso muuito diferente. E amei a palestra sobre sexualidade, fiquei fã do casal que deu a palestra, se não me engano eles tinha 40 e poucos anos de casados. Uns fofos
    Mas no fim valeu a pena!
    Fiz na Nossa Senhora da Consolata – 913 norte.

    Ah…nosso casamento é mês que veeeeeeeeeem :D

  2. Oi, diferentemente da Igreja Católica nós, evangélicos não temos por regra fazer curso de noivos antes do casamento. Mas, por entendermos que o curso abriria a nossa visão e nos faria aprender mais e enxergar o casamento com os olhos de Deus, eu e o André fizemos.
    Foi bem bacana, com poucos casais e aprendemos muito!
    Fico feliz que o seu tenha sido bem bacana tmb..
    Bj

  3. Camila,
    Também fiz o curso de noivos da Paróquia da Imaculada Conceição de Sobradinho em abril e, simplesmente, amei!
    Achei muito interessante o modo como eles abordaram temas considerados polêmicos de forma simples e direta, mostrando o pensamento da Igreja, mas sem arrogância.
    O curso para nós foi realmente um momento de encontro com Deus em que tivemos a certeza de que o nosso amor foi criado por Ele.

  4. Eu também fiz o curso nesse mesmo dia!!! Tava lá na frente tentando me esconder, pq td mundo de lá me conhece (eu frequento aquela paróquia), e eu tb achei fantástico!!
    Nós já não podemos nos livrar pela ignorância, né?! E realmente tdos os temas me ajudaram mt, e meu noivo tb adorou! Inclusive o de planejamento familiar (já comecei a me planejar para usar o método q a Danuza falou na palestra!).
    Meu casamento é só em dezembro, mas eu espero que corra td bem no seu, e que Deus ilumine toda sua nova jornada de mulher casada! Que vcs sejam mt felizes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>